top of page

Painéis promovidos pelo PECEGE/USP, chegam ao custo de produção médio da cana-de-açúcar em proprieda


Aconteceu no último dia 09 de agosto de 2017, a realização dos painéis de custos promovido pelo PECEGE/USP – Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas, com o apoio ORPLANA (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil).


O Painel é um procedimento de obtenção de informações que proporciona mais agilidade e versatilidade na atualização dos dados de custos de produção do setor sucroenergético para a safra 2017/2018 . Além de descrever os coeficientes físico-econômicos da propriedade típica, o Painel determina a estrutura organizacional da atividade.


A metodologia consiste na definição da propriedade típica de produção em cada região de estudo, realizados nos municípios representativos na produção agropecuária. A propriedade típica se refere à realidade mais comum da região e de um determinado produto, considerado no estudo. Um grupo formado por técnicos e produtores conhecedores da realidade local se reuniu para construir um sistema de produção (a moda), mediante um debate aberto e franco. Juntos, eles montaram uma planilha de custos de insumos e receita da faixa mais representativa da produção em nosso município.


A partir da experiência de cada produtor participante do Painel, chegamos ao custo de produção médio da cana-de-açúcar em uma propriedade típica de Valparaíso e região.




Para ver mais fotos sobre o evento clique aqui.




Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Social Icon

Associação dos Fornecedores
de Cana da Região Oeste Paulista

bottom of page