top of page

UFSCar divulga clones promissores, novas variedades e próximas liberações em evento para técnicos e

Por mais um ano, a AFCOP sediou o importante evento da Ridesa/UFSCar - Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético da Universidade Federal de São Carlos, que reuniu engenheiros agrônomos, gerentes, diretores agrícolas, técnicos e associações, onde foram apresentados, clones de variedades promissoras, próximas liberações das variedades com alto potencial e lançamento de novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas por este importante centro de pesquisa e melhoramento genético.

Para abrir o evento evento o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, que destacou o atual momento vivido pelo setor, e deu ênfase sobre o Programa RenovaBio, que atualmente está em fase final de estudos pela Casa Civil da Presidência da República para se transformar em Medida Provisória ou Projeto de Lei a ser encaminhado para o Congresso Nacional.


Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador da Ridesa/UFSCar, Antonio Ribeiro Fernandes Júnior, a Reunião Regional da Ridesa/UFSCar - Regional Araçatuba, foi uma ótima oportunidade que todos tiveram para conhecer os resultados das mais recentes variedades RB lançadas pela Rede, já testadas em áreas comerciais, bem como a apresentação do censo varietal de 2017 da região Centro-Sul, do estado de São Paulo e da regional Araçatuba.


Foi discutido também os clones mais promissores em desenvolvimento atualmente no Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar (PMGCA), além da participação de pesquisadores da Ridesa Paraná (UFPR) e de Minas Gerais (UFV), que falaram sobre o manejo de variedades em seus respectivos estados.

Profissionais que atuam em usinas/destilarias e associações de fornecedores de cana também fizeram apresentações sobre os resultados do cultivo de variedades RB em seus canaviais.


Fábio Cândido Pereira da Silva, engenheiro agrônomo responsável pelo setor agrícola da AFCOP, ressaltou sobre a dimensão do evento: "Uma cruzamento genético pode levar até 20 anos para se tornar uma variedade, é aí que entra a importância da FAI-UfsCar de selecionar as variedades para o tal cruzamento e conduzi-los, plantando em todos os tipos de solo e observando a curva de maturação de cada uma delas. No ano passado a RIDESA, fez mais de 2.000 cruzamentos onde cada cruzamento produziu mais de 2.000 sementes, cada semente desse cruzamento poderá virar uma variedade anos mais tarde. Esse é um trabalho longo e minucioso que exige muita experiência, dedicação, cuidado e amor com um setor que tanto gera emprego e desenvolvimento no Brasil."



Assista ao vídeo da UDOP sobre o evento:







Para ver mais fotos sobre o evento clique aqui.



Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Social Icon

Associação dos Fornecedores
de Cana da Região Oeste Paulista

bottom of page