top of page

Associação investe em tecnologia e adquire drone para utilizar na cana-de-açúcar.

Membros do setor técnico da AFCOP foram receber o equipamento e participaram de aulas de vôo. Em breve dois profissionais da equipe irão fazer um treinamento afim de aprender como tratar as informações captadas pelo equipamento.

Longe de ser um modismo, as técnicas disponíveis com os drones, se bem utilizadas, podem alavancar o cultivo da cana.


Com essa tecnologia a associação tende a aumentar a eficiência e diminuir custos dos associados. O desafio agora é tornar o plantio mais eficiente com o menor número de falhas possíveis. Investir em tecnologias com GPS, através de máquinas guiadas por GPS é possível manter o paralelismo no plantio, otimizando a colheita sem que haja pisoteio das máquinas e transbordos.


A solução pra esse novo cenário é a utilização de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) popularmente conhecidos como Drones. Essas aeronaves autônomas são capazes de mapear grandes porções de terra de forma autônoma apresentando detalhes de até 2 cm.

De posse das imagens da lavoura, as informações são processadas e tratadas gerando linhas de precisão. Com isso é possível, por exemplo obter o levantamento de falhas de plantio e até mesmo um mapa de cobertura vegetal, onde pode-se gerar índices mostrando a eficiência do plantio, ou ainda gerar um mapa da sanidade do canavial exibindo áreas que não estão saudáveis como infestação de plantas daninhas, por exemplo.



Para ver mais fotos sobre esse dia clique aqui.

Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Social Icon

Associação dos Fornecedores
de Cana da Região Oeste Paulista

bottom of page