top of page

Fórum da Cana visa sustentabilidade para associados.

Com o objetivo de trazer tecnologia no manejo da cana-de-açúcar o Fórum da cana terá 3 temas ao longo do ano. O primeiro tema foi sobre mudas pré brotadas, ou popularmente conhecida pela sigla MPB.

A Orplana realizará junto às 32 associações afiliadas, ao longo do ano, o Fórum da Cana, que é parte do projeto Muda Cana e nasceu de uma parceria entre Orplana e Solidariedad; uma empresa do terceiro setor holandês, que atua dentro da cadeia da cana com diversas outras empresas e que atualmente tem parceria com a Raízen no programa ELO, visando sustentabilidade dos produtores. O foco do Muda Cana é fortalecer as Associações ajudando na organização, fornecendo ferramentas para auxílio da gestão e capacitação da equipe interna de cada associação dentro do projeto, gerando para os produtores uma associação fortalecida, um melhor resultado nos serviços e suporte técnicos prestados para seus associados visando torná-los mais sustentáveis rumo à uma possível certificação.


Para abrir o evento, contamos com a palestra do senhor Milton Degaspari da BASF. Há 45 anos Milton trabalha com cana. Trabalhou como pesquisador da EMBRAPA, depois no PLANO AÇÚCAR; se especializou em entomologia e posteriormente prestou assessoria para grandes Usinas Sucroalcooleiras. Atualmente trabalha na BASF onde completa 23 anos de carreira.


Milton destacou que passamos por um período de transição e usou como exemplo, o que faziam no passado para plantar milho. “Nós ainda plantamos milho de paiol” - afirmou; em referência à uma antiga prática usada pra cultivo de milho, que consistia em armazenar parte da colheita, secar, selecionar as melhores espigas e plantar novamente; prática da qual se tornou obsoleta nos dias de hoje, já que atualmente se adquiri a semente de melhor qualidade disponível no mercado. Ele quis dizer que atualmente, na cultura de cana-de-açúcar, ainda existem produtores plantando cana de forma ultrapassada, fazendo seleção de cana “nova”, muitas vezes de segundo ou terceiro corte, e enterrando. Citou que muitos produtores (inclusive Usinas) ainda fazem seleção no olho, selecionando “a cana mais bonita” pra muda.


Apresentou a AgMusa, nome oriundo do termo “Agricultura de Mudas Sadias”, que a BASF vem desenvolvendo. São mudas de qualidade para atender essa nova demanda do mercado. Os benefícios da técnica de MEIOSI com AgMusa são muitas e s destacam na redução de custos na formação de viveiros e implantação do canavial comercial; maior velocidade na introdução de novas variedades; incremento de sanidade (menor risco da ocorrência de doenças como raquitismo e escaldadura).


Explicou sobre a necessidade de se optar por uma cana sadia e de qualidade, pra se obter resultado, e destacou sobre o longo processo que é o desenvolvimento de uma muda pela BASF; descrevendo todo o cuidado que se deve ter no transporte bem como os primeiros dias para implantação e tratamento das mesmas.


Em seguida foi a vez do patrocinador Yara Fertilizantes, representado por Guilherme Romero; que falou sobre as tecnologias que sua empresa possui voltada para o setor sucroenergético.


Depois, Mauro Alexandre Xavier, palestrou sobre o tema: Plantio em sistema de MEIOSI, manejo nutricional e fitossanitário. Ele é pesquisador do IAC – Ribeirão Preto e salientou sobre o cuidado com a gema da cana, que segundo ele, é como se fosse uma semente. “Não adianta nada fazer um investimento em mudas, se não praticar as operações complementares”– disse.


Pra encerrar, Lucas Pavani, do Grupo Pavani; falou sobre o uso do MPB em MEIOSI para formação de canaviais de alta performance, bem como as experiências vividas na prática pelo grupo que serviu como troca de experiências para nossos associados.


Para ver mais fotos sobre o evento clique aqui.

Notícias Recentes
Arquivo
Procurar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Social Icon

Associação dos Fornecedores
de Cana da Região Oeste Paulista

bottom of page