Nasce a AFCOP

 

Com a criação do PROÁLCOOL em 1975 no governo do Presidente Ernesto Geisel, várias destilarias autônomas de álcool foram implantadas no Oeste do Estado de São Paulo com a finalidade de se obter energia carburante alternativa, para a frota nacional de veículos em função da disparada do preço internacional do petróleo. Assim, viu-se surgir um novo ciclo econômico e agrícola em nossa região. Em pouco tempo, as invernadas lotadas de gado de cria, recria e engorda começavam a ceder espaço para a cultura de cana-de-açúcar, matéria prima necessária ao desenvolvimento produtivo das novas unidades industriais.
Proprietários rurais até então inexperientes com relação à nova cultura, uniram-se criando associações em busca de trocas de conhecimentos e adaptações às regras do setor, na esfera produtiva e governamental.


Foi então que, com a implantação da Destilaria UNIVALEM vários cotistas a ela filiados, liderados na época pelo Sr. WALDEMAR ALVES proprietário rural com extensa área próxima a Destilaria, reuniram-se no dia 02 de Julho de 1981 na sede do Sindicato Rural de Valparaíso, os plantadores de cana da região oeste paulista atendendo a convocação feita pela Comissão Provisória, no sentido de ser estudada a fundação e instituição de uma sociedade civil, cujos objetivos seriam a defesa dos interesses da classe dos canavieiros da região. A Assembléia foi presidida, a pedido do Sr. WALDEMAR ALVES, pelo plantador Sr. MAURO FRAZILLI, o qual convidou para a composição da mesa os plantadores WALDEMAR ALVES, JOSÉ LUIZ GOTARDI, TELMO ESPINOLA CIRNE e ADHEMAR SANCHES CASITAS para secretariar a sessão. Após a exposição de motivos e aprovação por unanimidade, a constituição da ASSOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES DE CANA DA REGIÃO OESTE PAULISTA foi precedida da leitura do Estatuto que havia sido elaborado e estudado pela Comissão Provisória.


Uma vez aprovado o Estatuto, o Presidente da assembléia apresentou uma Chapa única denominada CHAPA PROGRESSISTA, para a eleição da Diretoria do primeiro biênio assim constituída: Presidente: WALDEMAR ALVES, Vice-Presidente: JOSÉ LUIZ GOTTARDI, 1º Secretário: ADHEMAR SANCHES CASITAS, 2º Secretário: TAKETOSHI HIGUCHI, 1º Tesoureiro: TELMO ESPINOLA CIRNE, 2º Tesoureiro: NATAL BREDA NETO. Conselho Fiscal Efetivo: AGOSTINHO BARBOSA, EUCLIDES BENES e SILVIO CAMARGO ROCHA. Suplentes do Conselho Fiscal: DEVADIR EDUARDO BENES, GARIBALDI ARANTES e SAUL SAMPAIO LEITE.

 

 

 

 

Representação de Classe

 

ORPLANA - A Diretoria da AFCOP tem se empenhado em participar das reuniões mensais e técnicas junto a ORPLANA, na cidade de Piracicaba ou em reuniões itinerantes, procurando sempre se manter atualizada com as novidades e normas técnicas do setor, principalmente no tocante as normas do CONSECANA, (Orplana-Única) quanto à forma de pagamento da cana entregue pelos fornecedores às unidades industriais.

 

Mais: www.orplana.com.br

 

FEPLANA – É através da FEPLANA, que as Associações fortalecem os seus elos de ligações com os setores governamentais, e a AFCOP tem procurado manter-se inteirada das novas medidas tomadas ou de reivindicações da classe, no empenho de um consenso favorável. 

 

Mais: www.feplana.com.br

 

 

Associação dos Fornecedores

de Cana da Região Oeste Paulista

SIGA-NOS:

  • Facebook Social Icon

Praça da Bandeira, 100 • Centro • CEP: 116880-000 • Valparaíso - SP • Tel.: (18) 3401-1015 • afcop@afcop.com.br